quinta-feira, 17 de junho de 2021

Proteção Passiva em Estruturas Metálicas




 O uso de estruturas metálicas em construções comerciais vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos anos. Os benefícios da utilização deste tipo de estrutura são enormes para arquitetos, projetistas e engenheiros envolvidos nestes projetos, mas o maior beneficiário é o cliente final,que pode obter com projetos modernos, maior rapidez na construção e consequentemente a redução de custos totais, quando comparada às construções com estruturas em concreto armado. Estudos demonstram que a construção em aço estrutural pode ser até três vezes mais rápidas e gerar custos totais menores que a construção com estruturas em concreto. A menor necessidade de m-d-o, tempo de locação de maquinários, entre outros fatores justificam este ganho. Ainda é importante considerar os ganhos dos negócios, no caso de obras especiais como shopping centers, universidades, aeroportos e hospitais. A inauguração antecipada de um empreendimento comercial é sinônimo de maior rentabilidade para o cliente final, todas estas contas são consideradas, antes de se iniciarem as obras.

RESISTÊNCIA DO AÇO AO FOGO

RESISTÊNCIA DO AÇO AO FOGO

O aço estrutural, apesar de sua robustez e benefícios de suportar elevadas cargas de peso sobre os pilares e as vigas, é uma material que ao ser exposto a elevadas temperaturas, perde a sua resistência a partir dos 500º C. Pela curva do incêndio padrão, as temperaturas podem atingir até 1000º C durante um incêndio, e, portanto, o aço estrutural deve ser protegido adequadamente.

MÉTODOS DE PROTEÇÃO DAS ESTUTURAS METÁLICAS

A proteção das estruturas metálicas podem ser realizadas através de 3 métodos que o mercado ao longo do tempo aderiu. Ressalto que cada método pode ser mais ou menos adequado a cada situação, cabendo ao cliente, entendê-las de forma a adequar às suas necessidades.
REVESTIMENTO INTUMESCENTE

REVESTIMENTO INTUMESCENTE

Amplamente utilizado na Europa e EUA, é um material com a mesma aparência e acabamento das pinturas convencionais, no entanto, com propriedades que permite a proteção contra o fogo por até 120 minutos. Ao entrar em contato com temperaturas superiores a 200º C, o revestimento intumescente se expande por múltiplas vezes o seu tamanho, protegendo o aço estrutural das temperaturas críticas de falência.

Fonte: https://www.ckc.com.br/index.php/component/k2/36.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário